Natal / Cariri Paraibano

Natal / Cariri Paraibano

Venha conhecer a região do Cariri Paraibano, local rico em história e cultura. Com seus enormes lajedos (matacões), pinturas rupestres, excelente hospitalidade e gastronomia rica vamos nos sentir em casa onde o ponto alto dessa excursão é o Lajedo do Pai Mateus com seus mistérios, sua beleza única e além disso tudo ainda teremos um privilégio prazer de está vivendo um momento na “Ouro Preto do Nordeste”, a cidade de Areia, descobrindo os segredos da produção da cachaça e o encanto dessa cidade localizada no brejo Paraibano.

3 dias / 02 noites
  • Destino
  • Local de Partida
    Hotel
  • Horário de Partida
    Saída de Natal às 10h30
  • Horário de retorno
    Chegada em Natal prevista para às 18h30
  • Roupas e acessórios
    Roupa confortável, protetor solar, Chapéu e óculos
  • Incluso
    Natal / Cariri Paraibano
    Translado
    Guia Bilíngue
    Guia local
  • Não está incluso
    Acomodação
    Café da manhã
1
1º dia – Natal – Cariri
Natal/ Cariri: Saída às 07:00 de Natal, cruzando a região do Agreste até acidade do Ingá (PB), cujas proximidades abrigam o principal monumento arqueológico brasileiro. Trata-se de um bloco de granito com 23m de comprimento, coberto por enigmáticas inscrições, esculpidas pelos índios há milhares de anos atrás. Após visitação, seguiremos para Campina Grande , onde almoçaremos (por conta dos participantes) e teremos deslocamento para a região do Cariri . Em seguida, caminhada pelo Sítio do Bravo , onde o homem pré-histórico e animais como mastodontes e tigres dentes-de-sabre habitaram. Morros e blocos de granito,enfeitados por pequenos lagos esculpidos na rocha, compõem uma das paisagens mais belas do Nordeste. Boa oportunidade para tentar desvendar as misteriosas pinturas e gravuras pré-históricas que embelezam os blocos de granito, para, em seguida partirmos para o Hotel Fazenda Pai Mateus . Antes do jantar teremos a oportunidade de relaxar na piscina ou sauna à lenha que o local oferece. Comida típica do Cariri será servida no jantar. O programa noturno é admirar o estrelado céu do Sertão e contar as muitas estrelas cadentes que o percorrem. Pernoite na fazenda.
2
2º dia – Cariri
Cariri: Após o café da manhã, faremos uma curta e tranquila caminhada até o local conhecido como “ Saca de Lã ”. Imensos paralelepípedos de granito formam uma pilha de 15 metros de altura, que desafia a imaginação daqueles que tentam desvendar a sua origem. Em seguida, faremos uma visita a Cabaceiras - típica cidade do Cariri (também conhecida como a Roliude Nordestina) - que por preservar casas do final do século XIX e início do século XX foi escolhida como cenário do filme “O Auto da Compadecida”. Retorno à fazenda para o almoço (por conta dos participantes). Após um pequeno descanso, faremos uma curta caminhada pelo Lajedo do Pai Mateus - impressionante laje rochosa, salpicada por imensos blocos arredondados de granito, à semelhança de uma mesa de bilhar de dimensões ciclópicas. Impactados pelo exotismo e beleza do lugar, curtiremos um lindo pôr do sol. A forte “energia” presente no local propicia experiências místicas inesquecíveis àqueles que se dispõem a vivenciá-las. Retorno para a sede da fazenda, onde sauna e piscina são novamente as opções que antecedem o jantar. Após o jantar um trio de sanfona, triângulo e zabumba promove um típico “forró pé-de-serra”, com participação dos moradores das comunidades vizinhas – ótima oportunidade para praticar ou aprender essa tradicional dança nordestina *. * Nota: o “forró pé-de-serra” estão disponíveis apenas para grupos acima de 10 clientes. Para grupos menores, esses serviços podem ser oferecidos a um custo adicional.
 
3
3º dia – Cariri – Areia – Natal
Cariri – Areia – Natal : Após o café da manhã partiremos para a cidade de Areia , berço do pintor Pedro Américo. Essa pequena cidade, também conhecida como a “ Ouro Preto do Sertão ”, preserva um interessante casario do século XIX e início do XX, assim como engenhos daquela época. Visitaremos o antigo Teatro Minerva , todo construído em cedro importado da Europa e uma Usina de Cana de Açúcar, que exibe toda a história desse importante ciclo econômico do Nordeste. Almoço (por conta dos participante) em restaurante da cidade e deslocamento para Natal. No caminho faremos uma breve parada nos arredores da cidade de Passa e Fica, para admirar, a distância, a Pedra da Boca, abrigo pré-histórico que embeleza a fronteira dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. Chegada a Natal ou na Pipa prevista para 19:00h. Fim de nossos serviços.

Curiosidades

WhatsApp chat Fale conosco