Cariri Paraibano
No Nordeste, algumas regiões possuem peculiaridades geográficas, culturais e sociais próprias, que as distinguem do entorno e as transformam em verdadeiros Estados dentro do Estado. O Cariri Paraibano é uma delas. Compreendendo 42 municípios, essa região constitui um grande platô elevado que se assenta sobre a Serra da Borborema. Esse planalto rochoso se estende por dezenas de quilômetros de Nordeste para Sudoeste, dos arredores de Campina Grande para o limite de Pernambuco.
A região do Cariri Paraibano foi ‘descoberto’ para o turismo no ano de 1995, e que de imediato foi constatado seu imenso potencial para o turismo de natureza e, desde então, estamos trabalhando para que isso se torne uma realidade. Para melhor compreensão, a seguir, são apresentados os fatores distintivos – ou pontos fortes – que tornam o Cariri uma região tão especial e, na verdade, o credenciam legitimamente para pleitear para si o título de “o mais novo pólo de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil”
PAISAGEM GEOLÓGICA
A região do Cariri Paraibano se caracteriza pelas lindas paisagens rochosas, situadas em meio à mata de pequeno porte, denominada caatinga arbustiva. Situado no Município de Cabaceiras, o impressionante Lajedo de Pai Mateus, é a expressão máxima desse tipo de paisagem. Constitui uma elevação rochosa de 1 quilômetro, no formato de um “prato de sopa gigante” invertido, sobre o qual estão dispostos cerca de 100 imensos blocos arredondados de granito, formando uma das paisagens mais inusitadas e belas do planeta. Das poucas regiões do mundo com características geológicas e paisagísticas semelhantes – Devil’s Marbles na Austrália, Erongo Mountains na Namíbia e a região de Hoggar na Argélia – essa é, sem dúvida, a mais bonita e intocada.
CLIMA AMENO
A proximidade com a costa e a altitude média de 450m conferem ao Cariri um clima especial. Os dias nunca são excessivamente quentes e as noites são invariavelmente frescas, chegando facilmente aos 15 graus centígrados no Inverno.
ENERGIA MÍSTICA
Energia mística: Muitos lugares do mundo são apontados como “pólos de energia”, “chakras do universo”, “recantos místicos”, e outros designativos semelhantes. O Lajedo de Pai Mateus – outrora um centro de cerimonial sagrado para os povos indígenas pré-históricos que habitaram a região há pelo menos 10.000 anos atrás – é um desses locais. Sua “energia positiva” não passa despercebida pelos visitantes com alguma sensibilidade ou “abertos” para esse tipo de experiência. Muitos são os relatos de visitantes que se sentiram “reenergizados” pela contemplação de um magnífico pôr-de-sol no Lajedo de Pai Mateus.
HOSPITALIDADE
Os habitantes do Cariri descendem dos índios tapuia que secularmente habitaram essa região. Na cultura tapuia, a hospitalidade era levada muito a sério. Ao se visitar o Cariri, esse diferencial é sempre notado. O sorriso permanente no rosto das pessoas e a forma cordial e aberta com que elas se relacionam com os forasteiros, evocam conceitos há muito esquecidos por nossa “sociedade moderna”.
Comentários